segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Mal Entendido da Democracia

"A democracia no Brasil sempre foi um mal entendido". Sérgio Duarte de Olanda não poderia usar palavras melhores para resumir o que tem sido a política neste país. Não passa de um mal entendido entre eleições e representação, entre povo e eleitor. "Democracia não é demagogia", completa Arnaldo Jabor.

Somos do país que aceitamos tudo o que acontece, como se Brasília fosse outro planeta. Não somos isentos à política como muitos brasileiros acham. O descaso eleitoral e o distanciamento dos direitos políticos são responsáveis diretos pelo caos da administração pública brasileira.

Representação é algo que, de fato, nunca ocorreu neste país. Não lembramos nem em quem elegemos e nossos partidos não tomam partido nenhum, apenas flutuam de acordo com suas ambições de poder. A quem eles representam? 

Estamos longe de sermos representados, mas tenho dúvida se realmente queremos ser... Em passo com a representação, não conseguimos nem consolidar uma cultura à participação. E sem participação, fica muito difícil pensar em representação. Não existe responsividade para com o cidadão.

"A democracia no Brasil sempre foi um mal entendido" que já passou da hora de ser resolvido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário