quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Câmara de BH: Essa foi demais!

Pessoal,

Foi aprovado ontem, em Sessão Extraodinária da Câmara Municipal de BH, em 2º Turno, o Projeto de Lei 1748/11, assinado por 22 vereadores, que institui o Dia Municipal da Feijoada. Isso mesmo! A justificativa piora um pouco mais a situação:

"Apresento aos nobres pares o presente Projeto de Lei que visa homenagear um tradicional costume da Capital de todos os mineiros e, ainda beneficiar os usuários dos restaurantes populares com a inclusão da feijoada no cardápio na data comemorativa ora instituída. 

A feijoada é um prato de origem africana, incorporado ao rol da gastronomia brasileira e, sobretudo da tradicional culinária mineira, ganhando na cidade de Belo Horizonte, também, o sinônimo de confraternização nos tradicionais pontos turísticos da cidade. Há mais de dez anos o Mercado Central através das suas casas especializadas e restaurantes ali localizados proporcionam aos comensais a degustação deste delicioso prato. É motivo de alegria o encontro de várias gerações constituídas por promotores, juízes, procuradores, desembargadores, médicos, engenheiros e outros segmentos da sociedade civil que ali entre uma caipirinha e outra, um chop e outro se lambuzam com pezinho, a costelinha, e outros ingredientes tradicionais que fazem parte desse prato."

Só pode ser piada!

Isso porque, terça-feira, em outra Sessão Extraordinária, os vereadores haviam votados 76 dos 79 itens de pauta. Dos projetos de lei, a grande parte em votação simbólica. Neste dia, foram aprovados, também em 2º Turno, Dia Municipal dos Motociclistas, Dia Municipal da Família, Dia do Micro e Pequeno Empreendedor, Dia Municipal da Imigração Judaica, Dia do Ouvidor e Ombusdman, Dia Municipal dos Auxiliares de Administração Escolar, o Dia de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (tá!) e dois projetos (aprovados no mesmo dia), o primeiro estabelecendo BH como Capital da Arte e, o segundo, como Capital da Moda.

Bom, estou encaminhando isso porque, desde que comecei meu estágio na Câmara, tenho me deparado com um misto de clientelismo e falta de conhecimento absurdo por parte dos vereadores, que produzem, em sua grande maioria, proposições inúteis e ridículas, ou gastam significativa parte do seu tempo de legislador com homenagens de Honra ao Mérito, e, ao mesmo tempo, abrem mão de seu papel fiscalizador. Me pergunto se eles fazem ideia do que estão fazendo lá? Além disso, ano que vem eles serão colocados à prova, novamente... Não estou questionando a importância disso, nem mesmo dos grupos que estão sendo "homenageados", só estou pensando sobre o custo que isso tem, inclusive, por ser feito em detrimento das funções fundamentais dos vereadores. "Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias." e os políticos inúteis também enfraquecem os necessários... tenho visto assim...

Bom, é isso... no site da Câmara vocês podem acompanhar melhor o que vem sendo feito: http://www.cmbh.mg.gov.br/

Obrigado!

Guilherme Andrade Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário